quinta-feira, 19 de outubro de 2017

10 Filmes sobre Motoristas de Táxi


Os motoristas de táxi levam e trazem as mais incríveis histórias em seus carros.
Esta lista traz alguns filmes em que eles têm os papeis centrais na trama.

1.  O Motorista de Táxi (na Coreia do Sul, durante os protestos contra o golpe militar de 1980, um simplório motorista de táxi leva um jornalista alemão de Seul para Gwangju, epicentro das revoltas estudantis, onde dezenas foram mortos pelas forças de repressão. o motorista, assim como a maior parte da população coreana só ficaram sabendo dessas atrocidades graças às imagens do repórter. baseado numa história real, é um filme emocionante do começo ao fim)

2.  Taxi Driver (um veterano do Vietnam mentalmente instável e insone, arruma um emprego de taxista nas madrugadas, percorrendo as ruas da decadente Nova York da época - o filme é de 1976 -, em meio a marginais e prostitutas. um roteiro perfeito de Paul Schrader, dirigido pelo jovem Martin Scorsese e estrelado pelo assustadoramente perfeccionista Robert DeNiro)

3.  Táxi Teerã (neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema. Panahi surpreende mais uma vez, com um roteiro simples, uma limitação extrema, de estar o tempo todo dentro de um carro e ainda assim criar humor, drama e suspense. brilhante como sempre)

4.  Free Zone (Natalie Portman é uma americana, filha de pai judeu, que foge após romper o noivado e brigar com a família do noivo num hotel em Jerusalém. ela toma um táxi e pede à motorista que a leve para qualquer lugar e esta acaba levando a turista para fora do território israelense, na zona livre da fronteira com a Jordânia, para cobrar uma dívida. road-movie dirigido por Amos Gitai na área mais conflituosa do planeta)

5.  O Quinto Elemento (no século 23, um motorista de taxi - Bruce Willis - de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher - Milla Jovovich -, que é o quinto elemento do título)

6.  Uma Noite Sobre a Terra (cinco histórias sobre cinco taxistas de Los Angeles, Helsinque, Nova Iorque, Paris e Roma, que servem de cenário para uma variedade de histórias passadas na mesma noite. dirigido por Jim Jarmusch, um cineasta que sabe duelar com diálogos como poucos)

7.  Colateral (Jamie Foxx é taxista em Los Angeles há 12 anos, até que, em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Tom Cruise, um assassino de aluguel, que está na cidade para matar 5 testemunhas-chave do processo contra um narcotraficante. obrigado a seguir as ordens do passageiro, ele corre o risco de ser morto a qualquer momento. um thriller tenso dirigido pelo talentoso Michael Mann)

8.  A Passageira (Lima, Peru, a rotina de Magallanes, um motorista de táxi, vira de cabeça pra baixo quando uma mulher de seu passado sombrio, entra em seu carro. os dois se conheceram quando ele foi soldado do exército peruano e ela era abusada por seu superior. em busca de redenção, o taxista tenta ajudar a mulher a superar seus graves problemas financeiros. mais um bom filme sobre as consequências das ditaduras militares latino-americanas. sem maniqueísmos, o roteiro - do próprio diretor Salvador del Solar - revela aos poucos o passado das personagens e o momento em que convergiram tragicamente)

9.  Táxi (versão americana de 2004 de um sucesso francês de 1998. Jimmy Fallon é um atrapalhado policial, que tem sua carteira de motorista cassada por provocar um acidente e acaba rebaixado. quando fica sabendo de um assalto a banco, decide prender os bandidos para recuperar sua credibilidade. mas para perseguir os bandidos, ele precisa da ajuda de Queen Latifah, uma taxista que tirou recentemente sua carteira de motorista. juntos eles perseguem um bando de assaltantes a banco brasileiras, lideradas por Gisele Bündchen)

10.  Lovelorn - Gönul Yarazi (o idealista Nazim retorna para casa em Istambul, depois de  15 anos afastado dando aulas numa remota aldeia turca no leste do país. trabalhando como motorista de táxi, conhece uma mãe solteira que trabalha num clube de striptease e tem um problemático ex-marido que não a deixa em paz e se apaixona por ela. drama turco, que pode ter o título traduzido por "mágoa". trata de pessoas lidando com as feridas causadas por escolhas do passado. "Nós somos vítimas de nossos sonhos" proclama o protagonista. bom filme, triste e trágico)

Outros filmes: Teoria da Conspiração, Táxi - Velocidade nas Ruas (1998), Um Táxi para a Escuridão, Amor em Sampa, Deus Só Atende aos Domingos, D.C. Cab, Táxi Roxo, Coisas Belas e Sujas...


Veja ainda: "10 filmes sobre Cangaceiros"





Um comentário:

  1. Olá, gosto muito desse site, gostaria de propor uma lista, de filmes sobre desaparecimentos misteriosos, conheço dois filmes sobre essa temática: Picnic na montanha misteriosa e Bokeh, acredito que seja um bom tema, obrigado !

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!