quinta-feira, 15 de agosto de 2013

10 Filmes sobre Tsunami


Os maremotos ficaram conhecidos pela sua denominação japonesa, 'tsunami', já que o país é constante vítima deste tipo de tragédia.
Tratam-se de ondas gigantes, precipitadas por terremostos ou erupções vulcânicas ocorridas no oceano ou mesmo em lagos.
Essas ondas, chegam à costa com um potencial muito grande de destruição, como nos casos recentes ocorridos no Oceano Índico em 2004 e no Japão em 2011, que resultaram em milhares de vítimas.
Selecionei 10 filmes sobre os tsunamis e seus efeitos. 

1.  O Impossível (Naomi Watts e Ewan McGregor são um casal em férias com os três filhos num resort na Tailândia, quando na manhã de 26 de dezembro de 2004 são surpreendidos pelo grande tsunami. em meio à tragédia, a mãe e o filho mais velho são separados do pai e os dois menores. os efeitos são excepcionais, as interpretações grandiosas. dirigido por Juan Antonio Bayona, é baseado na história real de uma família espanhola)

2.  Além da Vida (o filme de Clint Eastwood trata de três casos distintos de pessoas que viveram experiências de quase morte. no mais impressionante deles, uma jornalista francesa - Cécile De France - escapa com vida ao tsunami de 2004, numa cena impressionante, com ótimos efeitos especiais)

3.  A Terra da Esperança (após o terremoto e o tsunami de 2011, as famílias de Kawashima foram obrigadas a abandonar sua cidade por causa do perigo de contaminação de uma usina nuclear. são comoventes as cenas de pessoas voltando ao cenário real ainda devastado pela onda, que levou suas famílias. belo filme de Shion Sono, que não mostra o desastre, mas suas consequências)

4.  Wonderful Town (outro filme sobre as consequências do tsunami. desta vez uma história de amor clandestino, entre um engenheiro responsável pela reconstrução de um resort e a dona de um velho hotel na cidade alta, alguns anos após a tragédia que transformou a agitada costa paradisíaca da Tailândia em uma cidade fantasma)

5.  Maremoto / Haeundae (um blockbuster sulcoreano de 2009 sobre um tsunami fictício que atinge a popular praia de Haeundae na cidade de Busan. o filme perde sua primeira hora apresentando os personagens que serão vítimas da tragédia e a última meia hora com barulhentos e espetaculares efeitos especiais. dramaticamente horroroso)

6.  O Destino do Poseidon (na véspera do ano novo, um transatlântico de luxo é atingido por uma onda gigante e tomba em alto-mar. os sobreviventes terão que se esgueirar por corredores inundados para se salvar. clássico do cinema-desastre de 1972, dirigido por Ronald Neame e com elenco estelar. teve continuação e refilmagem)

7.  Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (a história de amizade entre um garotinho de cinco anos, que vive numa ilha e uma peixinha dourada, na verdade uma princesa que deseja tornar-se humana. para transformar-se, ela usa poderosos feitiços e, inadvertidamente, provoca um enorme tsunami. linda animação de Hayao Miyazaki, que reflete a presença dos maremotos na cultura japonesa)

8.  Mar em Fúria (em outubro de 1991 ocorreu a chamada tempestade perfeita, um conjunção de fenômenos rara, que provoca ondas da altura de prédios e ventos de 200 km/h. no meio do mar estava um navio pesqueiro, que milagrosamente escapa. estrelado por George Clooney e Mark Wahlberg, o filme de Wolfgang Petersen é pura sensação)

9.  A Submersão do Japão (assolado por terremotos e vulcões, o Japão esaria afundando lentamente, o que acabaria por gerar as mortais ondas gigantes, que destruiriam tudo. o esperto Roger Corman importou este filme desastre da Toho de 1973 e inseriu o personagem de um embaixador americano - Lorne Greene -,que ajudaria o Japão a tentar evitar o inevitável. o filme que era ruim, ficou um lixo, com efeitos muito toscos)

10.  Impacto Profundo (vários filmes destruíram o planeta nos últimos anos. talvez o menos ruim seja esse dirigido por Mimi Leder, onde um meteoro atinge a Terra e, de quebra, tem uma espetacular cena de tsunami que atinge Nova York)

Menções honrosas: O Dia Depois de Amanhã, 2012, A Última Onda,...


Veja ainda: "10 Filmes com Chuva




9 comentários:

  1. Armando, gostei muito da lista, o blockbuster da coreia é interessante. Queria sugerir uma lista, uma sobre filmes com longas cenas, longos takes. Se já tiver me avisse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvy,
      O tal filme coreano é ruim pacas, não recomendo não!
      Quanto a uma lista com longos planos, já pensei em juntar 10 filmes com um único plano-sequência, mas só lembrei de dois...
      Se gosta tanto de planos longos, tente conhgecer o cineasta húngaro Béla Tarr de 'O Cavalo de Turim' e 'Satantango'. Eu confesso que acho chato, mas ele tem uma legião de admiradores.
      Vou pensar na sua lista!
      Abs!!!

      Excluir
  2. Vou dar uma procurada, e ver se é interesante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tem Filmes Muito Bons Mais o "Mar em Fúria" e uma Bosta

    ResponderExcluir
  4. Ficou faltando O dia depois de amanhã ai!

    ResponderExcluir
  5. nosa ese fiume é uma bosta o mar em furia

    ResponderExcluir
  6. O impossível! Amei (embora tenha chorado o filme inteiro)

    ResponderExcluir
  7. como que chama um filme que passava na globo antigo so lembro de uma cena que esta um menino e uma menina de moto tentendo escapar da onda

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!